Nesse sentido, José Peixoto e Vítor Castro estiveram, na Biblioteca Municipal, a contar as histórias das suas experiências e viagens com a Lancha Poveira do Alto Fé em Deus. Muito atentos e interessados, na plateia estavam duas turmas do 5º ano da Escola E/B 2,3 Dr. Flávio Gonçalves. Antes de a tertúlia começar, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador da Cultura, Luís Diamantino lembrou as duas viagens que a Lancha Poveira fez à Galiza, estas viagens, segundo o Vereador da Cultura representam uma memória viva da Lancha, que é um símbolo da Póvoa de Varzim.

Também no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018, o Museu Municipal alberga desde o dia 17 de setembro até ao dia 4 de outubro uma mostra documental, “Póvoa de Varzim – La Guardia / Sta Tecla”. A mostra, constituída por livros, fotografias, recortes de imprensa e objetos, pretende dar a conhecer as viagens que a Lancha Poveira realizou em 1991, na sua primeira viagem por mar, e o regresso a La Guardia em 2017, aquando das comemorações dos 25 anos da Lancha. A mostra é um convite para uma viagem no tempo e remete-nos para a ligação histórica de duas comunidades ligadas à pesca e ao mar.

As Jornadas Europeias do Património 2018 pretendem dar a conhecer o que de melhor há em cada município, no caso da Póvoa de Varzim, o Mar é para as nossas gentes mais que um património, é um legado e, por isso, foi o elemento escolhido pela Póvoa, para estas Jornadas.