Passar para o conteúdo principal

Na passada sexta-feira, a Biblioteca Municipal promoveu uma tertúlia intitulada “Partilhar Memórias da Lancha Poveira do Alto Fé em Deus” com a participação de José Peixoto, um dos tripulantes da Lancha e Vítor Castro. Esta atividade faz parte de uma associação entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Direção Geral do Património Cultural, que convidou algumas instituições públicas a participarem nas Jornadas Europeias do Património 2018.

Nesse sentido, José Peixoto e Vítor Castro estiveram, na Biblioteca Municipal, a contar as histórias das suas experiências e viagens com a Lancha Poveira do Alto Fé em Deus. Muito atentos e interessados, na plateia estavam duas turmas do 5º ano da Escola E/B 2,3 Dr. Flávio Gonçalves. Antes de a tertúlia começar, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador da Cultura, Luís Diamantino lembrou as duas viagens que a Lancha Poveira fez à Galiza, estas viagens, segundo o Vereador da Cultura representam uma memória viva da Lancha, que é um símbolo da Póvoa de Varzim.

Também no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018, o Museu Municipal alberga desde o dia 17 de setembro até ao dia 4 de outubro uma mostra documental, “Póvoa de Varzim – La Guardia / Sta Tecla”. A mostra, constituída por livros, fotografias, recortes de imprensa e objetos, pretende dar a conhecer as viagens que a Lancha Poveira realizou em 1991, na sua primeira viagem por mar, e o regresso a La Guardia em 2017, aquando das comemorações dos 25 anos da Lancha. A mostra é um convite para uma viagem no tempo e remete-nos para a ligação histórica de duas comunidades ligadas à pesca e ao mar. 

As Jornadas Europeias do Património 2018 pretendem dar a conhecer o que de melhor há em cada município, no caso da Póvoa de Varzim, o Mar é para as nossas gentes mais que um património, é um legado e, por isso, foi o elemento escolhido pela Póvoa, para estas Jornadas.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.