A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto celebra a Festa do Livro e da Leitura entre 2 e 29 de abril, apresentando uma programação especial: Histórias; Leituras; Exposições; Ateliês e Tertúlias.

No domingo, 2 de abril, às 17h00, será inaugurada, na Biblioteca, a exposição “Delfim Amorim em casa”, integrada no centenário do nascimento do Arquiteto Delfim Amorim. A mostra estará patente até 31 de maio.

Já o Diana-Bar irá acolher, de 3 a 29, a exposição de pintura Retalhos da Realidade, da autoria de Juan Carlos Vilar.

No dia 3, segunda-feira, às 14h30, irá realizar-se, na Biblioteca, o encontro de alunos com a escritora Bernardete Costa, autora do livro de poesia infantojuvenil “A Luz dos Animais e das Coisas”.

Levar os livros e a leitura até aos leitores, sobretudo aos que mais têm dificuldades em aceder à Biblioteca, é o principal objetivo do programa de extensão cultural “Livros Fora de Portas” que a Biblioteca promove há 10 anos. Neste âmbito, terão lugar duas sessões de “Leituras no Hospital”, a 6 e 20 de abril, às 14h30, no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim. Haverá ainda uma sessão de “Leitura Sénior”, no dia 26, às 14h30, na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.

No dia 10 de abril, segunda-feira, às 15h00, terá lugar, na Biblioteca Municipal, o Ateliê “Era uma vez… dos dinossauros ao homem”, Conversas Entre Famílias – Ana Sofia Maia e Susana Pires.

O Diana-Bar será palco de uma Oficina de Fotografia Estenopeica com o fotógrafo António Rilo, “Pelo Buraco da Agulha”, a 19 de abril, às 10h30 e 14h30.

Para comemorar o Dia Mundial do Livro (23 de abril), no dia 22, sábado, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto promove, em parceria com as lojas aderentes na Rua da Junqueira, a iniciativa “Faça compras, receba Livros!” integrada no evento “Livros na Rua”. No dia 22 de abril, entre as 10h00 – 12h30 e 14h30 – 18h30, quem fizer uma compra no valor mínimo de 10 euros nas lojas aderentes receberá gratuitamente um livro de edição municipal, até ao limite dos exemplares disponíveis, no espaço da Biblioteca Municipal situado na Rua da Junqueira.

A 27 de abril, às 14h30, a Biblioteca leva a cabo mais uma sessão de Artes & Ofícios. Trata-se de atividade que pretende colocar as crianças e os mais jovens em contacto direto com vários profissionais e artificies, para que possam ficar a par da realidade laboral do nosso quotidiano. Margarida Ventura, Designer, será a convidada desta iniciativa.

No dia 29 de abril, sábado, às 15h00, terá lugar, na Biblioteca Municipal, a apresentação do livro Luísa Dacosta – Espelhos de palavra In Memoriam Paula Mourão (org).