A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto estende-se para além do espaço físico a que está confinada e vai até à praia, ao encontro do utilizador, convidando-o a ler um livro, um jornal ou uma revista, a jogar um jogo ou a assistir a uma atividade de animação entre um mergulho no mar e as construções na areia.

As Bibliotecas de Praia localizadas na Biblioteca Diana Bar e na Praia da Lagoa funcionam  entre o dia 1 julho e 31 de agosto, de segunda a domingo, no Diana Bar, das 9h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30 e na Praia da Lagoa, das 9h30 às 12h30 e 14h00 às 17h30.

Vários serviços são disponibilizados para os veraneantes consoante os seus interesses e faixas etárias: literatura geral, infantil e juvenil, periódicos, publicações municipais, acesso à Internet, serviço de Wireless, empréstimo domiciliário, jogos infantis, atividades de animação do livro e da leitura.

No âmbito da promoção do livro e da leitura realizam-se diversas atividades de animação, leitura de histórias, ateliês de expressão plástica, sessão de contos e de jogos, especialmente vocacionados para o público infantil e juvenil.

O fundo documental disponível para consulta e empréstimo  é atualizado anualmente e composto por diversos documentos onde se privilegia a literatura portuguesa e estrangeira, nos seus diversos géneros, desde o romance à ficção científica, sem esquecer a banda desenhada e diversos jogos didáticos e lúdicos. Contém ainda um pequeno fundo de livros em língua estrangeira especialmente dirigido aos veraneantes de várias nacionalidades que nos visitam durante a época estival e algumas publicações periódicas como jornais e revistas da atualidade.

Venha saborear o prazer de Ler com vista para o Mar.