Neste âmbito, e porque todos devemos desenvolver esforços para travar a perda de biodiversidade, surgiu, em Janeiro de 2010, a associação sem fins lucrativos “BioDiversity4All” (Biodiversidade para todos) cujo objectivo é criar uma base de dados dinâmica e nacional online sobre a biodiversidade que existe em Portugal. Esta base de dados resultará da participação activa da sociedade civil e da comunidade científica, na sequência dos registos feitos em www.biodiversity4all.org , de plantas, animais e fungos, após a respectiva observação num determinado local.

É, por isso, lançado o apelo a todos os munícipes que podem, através deste site, colocar e obter a informação sobre a biodiversidade local. Na Póvoa de Varzim não faltam, certamente, excelentes locais onde podem ser observadas as mais variadas espécies e, no portal municipal, pode mesmo ser encontrada informação acerca de espécies de aves, répteis, mamíferos selvagens, entre outros, que podem ser encontrados no concelho.

E, quem sabe, uma visita ao Museu Municipal desperte o apetite para esta campanha. É lá que está em exposição “Os frutos da terra em Alberto Sampaio”. A exposição, patente até finais de Junho, é subordinada aos temas rurais e agrícolas que motivaram Alberto Sampaio e divide-se por seis áreas, designadamente a vinha, o campo, a mata, o pomar, a horta e o jardim, identificadas com as matérias de estudo e de experimentação por ele levadas a cabo na Quinta de Boamense, em finais do século XIX. Dão-se assim a conhecer alguns dos muitos apontamentos manuscritos do historiador sobre as mais diversas plantações, desde árvores e vides até “novidades” hortícolas e flores, apontamentos que contêm o registo do que de mais significativo lhe importava reter. Um exemplo de estudo e preservação de espécies vegetais.