Por biorremediação entende-se o processo de remover ou reduzir (remediar) contaminações ambientais com recursos a organismos vivos, normalmente microrganismos ou plantas. A biorremediação representa, assim, uma alternativa ecologicamente mais adequada e eficaz para o tratamento de ambientes contaminados.

Neste sentido, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, com o apoio de uma empresa especializada, projetou e implementou uma intervenção que tem por base a utilização de microorganismos ambientais benéficos, que decompõem a matéria orgânica em excesso no lago, diminuindo a sua disponibilidade para as algas, limitando, deste modo, o seu crescimento.

A implementação deste projeto já está a dar os primeiros resultados positivos tendo-se registado este ano uma diminuição significativa na ocorrência de algas no lago do parque da cidade. Trata-se, no entanto, de um processo recente e que exige um acompanhamento e monitorização constante no sentido de acompanhar a evolução do lago.

O crescimento excessivo de algas, que resulta de um processo natural de eutrofização do lago do parque da cidade, decorrente da ocorrência a este plano de água de grandes quantidades de nutrientes (fósforo e azoto), que são transportados pelas linhas de água que o alimentam, e da maior quantidade de luz natural disponível no período de verão, apesar de não apresentar perigo toxicológico acaba por alterar a dinâmica biológica do próprio lago.

Perceba melhor o que é a biorremediação aqui.