O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, transmitiu que “temos vindo a preparar a época balnear com um conjunto de novos investimentos para receber bem as pessoas”. Para além disso, “fomos fazendo o trabalho no sentido da nossa divulgação e os sinais que temos, a nível da nossa hotelaria, é que está completamente esgotada até ao final do mês de setembro”.

Neste sentido, referiu que “as expectativas são boas e estão reunidas as condições para termos um excelente Verão. Assim queira também o São Pedro dar-nos uma colaboração. O bom tempo é fundamental para a Póvoa porque há muitas pessoas que vão e vêm no mesmo dia”.

Em relação aos nadadores salvadores, Aires Pereira esclareceu que “este ano, houve uma alteração legislativa importante à profissionalização a um curto prazo dos nadadores salvadores”. Nesse sentido, “foram criadas um conjunto de regras e o ACT também tem um conjunto de imposições que é preciso obedecer. Temos que ter consciência que a praia não abre sem nadadores salvadores”.

Sobre este assunto, o edil afirmou que “a Câmara tem o Projeto AquaVida e de Formação de nadadores salvadores”, advertindo que “as pessoas têm que começar a pensar que esta é uma atividade sazonal cuja rentabilidade tem vindo, tal como tudo o resto, a diminuir”. O autarca reforçou que não abdica das questões de segurança, no que diz respeito à praia e ao bem-estar dos banhistas e, nesse sentido, a Câmara tem colaborado. “Não nos podem exigir mais”, constatou.

Sobre a reposição das areias das dragagens nas praias, o Presidente referiu tratar-se de ”um processo que praticamente terminou e não houve deposição das areias nos locais previstos”, acrescentando que é um assunto da responsabilidade da Direção Geral de Portos, que não cumpriu as condições que estavam no Caderno de Encargos.

Sobre a reposição da Bandeira Azul à Praia da Lagoa, Aires Pereira disse que já era expectável, salientando o facto de “termos toda a costa coberta com bandeiras azuis, muito significativo para quem nos visita e são galardões importantes para a Póvoa de Varzim, resultado de um trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos”.

João Nunes, Presidente da Associação de Concessionários, referiu que os concessionários estão a processar o enquadramento com as instituições que tutelam as zonas balneares de modo a darem início à exploração balnear no arranque oficial da época, a 15 de junho. A maior preocupação é sempre mesma, todos os anos: “tempo adequado”. Deixou ainda um apelo a propósito da reposição de areias nas praias para que esta seja feita mais perto da costa de modo a servir as praias.

Para Simas Silva, Capitão dos Portos Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a maior preocupação é a segurança e, para tal, que o dispositivo seja cumprido. O mais importante é não haver acidentes, mesmo fora da época balnear, transmitiu.

Houve alterações legislativas a serem implementadas, mas está previsto que Os Golfinhos – Associação de Nadadores Salvadores consigam cumprir com essa alteração, formando e reciclando nadadores salvadores.

Nesta sessão, estiveram também presentes Andrea Silva, Vereadora do Ambiente, Eurico Martins, Diretor da Delegação Norte da Docapesca, e técnicos da autarquia.

No que se refere às acessibilidades, a Vereadora anunciou que foi atribuída à Póvoa de Varzim mais uma cadeira anfíbia, a somar às duas já existentes, que, durante a época balnear serão colocadas em conformidade com as necessidades das sete praias acessíveis.