Passar para o conteúdo principal

O Salão Nobre dos Paços do Concelho será palco para o lançamento do nº 51 do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural, na próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 18h30. A sessão será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Em destaque, neste volume, estarão uma grande variedade de temas, com ênfase dado à I Guerra Mundial, nomeadamente o papel do herói poveiro Elísio da Nova, bem como as efemérides militares seculares na Póvoa de Varzim, o desenvolvimento urbano da avenida marginal e a arquitetura habitacional entre 1914 e 1918, os projetos expositivos do Museu e da Biblioteca em torno da Grande Guerra e dos poveiros que participaram no conflito e o papel do colecionismo na preservação da memória da Guerra.

Presentes neste volumoso número estarão igualmente a Monarquia do Norte, a relação do poeta bracarense João Penha com a praia poveira, as memórias de poveiros da crise académica de Coimbra de 1969, os livros, a leitura e a censura no tempo da ditadura, as memórias e as criações tipográficas de Manuel Pereira da Silva, a relação do pintor Jaime Isidoro com a Póvoa de Varzim, o centenário do nascimento do Coronel Martins da Costa, a ligação da Lancha Poveira ao volanteiro de La Guardia, a inauguração do monumento a Santos Graça e o centenário da Fábrica de Tapetes de Beiriz.

O Volume 51 poderá ser adquirido nos locais de venda da cidade e no ato do seu lançamento, pelo preço de 12€, para público, e 10€, para assinantes.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.