O Volume 50 do Boletim Cultural foi lançado ontem na Biblioteca Municipal.
O átrio do edifício foi quase insuficiente para acolher o número de pessoas que fizeram questão de prestigiar a edição dedicada ao herói poveiro Cego do Maio. Mais de uma centena de pessoas assistiram ao lançamento deste volume apresentado pela sua diretora, Conceição Nogueira.
“Alegria e gratidão é o que sinto neste momento em que pomos nas vossas mãos o volume 50 do nosso Póvoa de Varzim. Não posso deixar de distinguir os nossos indispensáveis, doutos e generosos colaboradores, com um sincero muito obrigada. O momento é de festa por termos cumprido, melhor, tentado cumprir, o duplo repto lançado pelo nosso Presidente da Câmara Municipal, aquando da apresentação do volume anterior. Memorizámos as suas palavras incentivadoras, o seu irrecusável desafio, que aceitámos, elaborando um número com novos autores e novas temáticas, um número digno do Cinquentenário do nosso Póvoa de Varzim, coincidente com a nossa celebração do Bicentenário do Nascimento do nosso Maior Herói – o Cego do Maio”.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, começou por constatar que “poucos projetos conseguem reunir tantas pessoas como os lançamentos do Boletim Cultural. O Póvoa de Varzim é um registo incomparável da história do concelho. É o nosso guardião de memórias”.