A reunião entre a direção daquela que é a mais antiga associação do concelho e a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia é já uma tradição na Póvoa de Varzim. Os Bombeiros, como habitualmente, deram conta do peditório que é feito, nesta altura, para o Natal do Bombeiro e o Presidente da Câmara Municipal enalteceu o trabalho e a dedicação de todos os voluntários desta associação. Vida por vida é o lema dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e Aires Pereira fez questão de lembrar os feitos destes homens e mulheres que nunca procuram nada em troca, revelando-se orgulhoso do empenho de todos.

Ilda Cadilhe, Comandante dos Bombeiros, e Rui Coelho, Presidente da associação, partilharam a sua preocupação no que diz respeito às ocorrências registadas de casos de Paragens Cardio Respiratórias (PCR). Foram 74 os casos ocorridos até 15 de dezembro de 2013 e apenas cinco sobreviveram. A associação pretende, por isso, alertar para a importância da formação em Suporte Básico de Vida, uma vez que, das cinco pessoas que resistiram à PCR, quatro foram auxiliadas por outros cidadãos com conhecimentos nesta área.

Atualmente, é importante que qualquer cidadão saiba fazer Suporte Básico de Vida, pois o fator tempo é de extrema importância nestes casos. Deste modo, quanto mais tempo se demorar a fazer as manobras de reanimação, menor será a probabilidade de a vítima recuperar, ou seja, a pessoa que liga para o 112 deve iniciar de imediato o Suporte Básico de Vida até a Ambulância chegar ao local (assim aumentamos as probabilidades de sobrevivência)”.