Deste modo, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor da Póvoa de Varzim, em colaboração com a Direção Geral do Consumidor informa que, no âmbito do Safety Gate – RAPEX (Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares), anteriormente designado Sistema RAPEX, e com base nas medidas restritivas adotadas pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) foram notificados os seguintes produtos: Brinquedo Slime – Air Clay, da marca Maso, Brinquedo Slime, da marca Popular e os famosos patinhos de borracha comercializados on-line via Wish.

Nos dois primeiros brinquedos foi detetado uma migração de boro demasiado elevada que excede os limites legais estabelecidos. Verificando, que a ingestão ou contato com uma quantidade excessiva de boro pode prejudicar a saúde das crianças, a ASAE determinou a proibição imediata da disponibilização destes produtos, no mercado nacional.

Quanto ao conjunto de patinhos de borracha, foi descoberto no material plástico ftalato: di-(2-ethylhexyl (DEHP), uma substância adicionada ao plástico para aumentar a sua flexibilidade, transparência e durabilidade, e a peça pequena que produz som, também de plástico, que pode ser facilmente destacada. Este ftalato pode prejudicar a saúde das crianças. Verificou-se ainda, que uma criança pode colocar a peça pequena na boca e engasgar-se.

A Direção Geral do Consumidor, que é o ponto de contacto nacional do Safety Gate – RAPEX, adianta ter também transmitido estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado.