Foram acolhidos no Salão Nobre pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino que contou a história do Cego do Maio e explicou o motivo pelo qual aquele herói ali está representado. Ainda sobre o Salão Nobre explicou como se chegou até à decoração atual, sublinhando alguns elementos. Sendo a maior e mais importante sala da Câmara é onde se recebe quem nos visita e também onde acontecem as reuniões da Assembleia.

A visita continuou até à sala onde estão as fotografias de todos os Presidentes da Câmara, dos mais antigos aos mais recentes e é nesta sala que têm lugar as reuniões de Câmara.

Quase no final, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o gabinete do Presidente da Câmara, Aires Pereira onde foram recebidos pelo mesmo. Aqui o Presidente da Câmara deu-lhes as boas-vindas, acrescentando que podem visitar esta Casa sempre que pretenderem e que há muitos projetos em que os jovens do Município podem participar, como por exemplo o Orçamento Participativo Jovem. No âmbito deste orçamento este verão vai haver aulas de capoeira e ações de formação para todos os jovens.

Estes jovens não foram embora sem antes receber uma lembrança, que lhes foi entregue pelo Vice-presidente da Câmara Municipal, uma T-shirt e uma lata de sardinhas de conserva.

Já de regresso à Escola Secundária Eça de Queirós, estes alunos ficaram a saber que o edifício da Câmara até já foi um tribunal, uma biblioteca e que em tempos teve uma esquadra da PSP e uma Delegação de Saúde.