O Instituto de Emprego e Formação Profissional, a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Póvoa de Varzim e o Centro Qualifica da Escola Rocha Peixoto são parceiros no desenvolvimento deste projeto que tem como objetivo principal combater o analfabetismo literal.

Até 2021 as atividades vão ser desenvolvidas em todo o concelho e nas diversas instalações disponibilizadas pelos vários parceiros.

O Grupo de Facilitadores Educadores de Adultos é a equipa responsável pela dinamização das sessões nos diferentes locais de realização. Comporta, como elemento-chave, aglutinador contínuo do processo educativo e formativo, o educador/professor de adultos, coadjuvado pelos voluntários disponíveis em cada uma das freguesias do concelho. Sendo assim, se pretender ser voluntário neste projeto contacte o Gabinete de Educação de Adultos através de eadultos@cm-pvarzim.pt, 252 090000 ou 252 090 032.

Este projeto é pioneiro no país e, por isso, uma equipa do Instituto de Investigação de Educação de Adultos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto irá avaliar o seu desenvolvimento ao longo do triénio.