Esta empreitada tem como missão dar nova vida ao imóvel onde se encontrava instalada a residência paroquial, entretanto inutilizado e pronto a ser cedido à comunidade para a promoção da educação e cultura local.

O Presidente da Câmara Municipal fez questão de entregar em mãos ao pároco de Rates, Padre Manuel Sá Ribeiro, o projeto que seguirá agora para a fase de revisão e que terá a duração prevista de um ano.

O projeto da Escola de Música e Museu de Arte Sacra na vila de São Pedro de Rates preconiza o respeito pela história centenária deste edifício setecentista, através da manutenção de todos os materiais, cores e qualidades dos materiais primitivos do mesmo. Será adotado o princípio de restauro e manutenção dos elementos construtivos mais significativos, mantendo os tetos e tabiques em madeira, assim como algumas paredes existentes.

Esta representa igualmente uma merecida homenagem aos beneméritos que disponibilizaram este património à paróquia, como é o caso do Padre Arnaldo Moreira, que antecedeu ao Padre Manuel Sá Ribeiro como pároco de Rates, exímio músico e possuidor de um acervo mobiliário de valor reconhecido, e do professor Levi Guerra, cujo legado de obras de arte estará disponível para exposição no futuro museu.

A escola de música estará localizada no rés-do-chão, de modo a permitir a criação de condições de isolamento e condicionamento acústico para as salas de instrumento, e o espaço museológico no primeiro andar, tirando partido do uso das suas partes interiores originais. No atual logradouro do edifício será criado um espaço de auditório e, mesmo ao lado, a escada de acesso ao primeiro andar vai assumir-se como objeto escultórico, carregado de sentido enquanto elemento característico dos pequenos solares em área rural. Veja estes e outros detalhes na fotogaleria disponível abaixo, através da comparação do “antes” e “depois” desta empreitada.