Os dados oficiais não mentem: a violência – quer física, quer psicológica – é uma realidade nas escolas portuguesas. No ano letivo 2015/2016, a PSP e a GNR registaram 4757 situações sendo que, a maior parte dos casos aconteceu no interior do espaço escolar, sobretudo no recreio. No entanto, convém lembrar que, mesmo assim, este número é inferior à realidade, uma vez que grande parte das vítimas esconde a violência a que são sujeitas.

Como forma de combater este flagelo, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através da Casa da Juventude, organizou este encontro com alunos de Aver-o-Mar para informar como se podem proteger caso sejam vítimas, o que podem fazer caso sejam testemunhas e o que não devem dizer ou fazer aos colegas.