O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim fez a abertura da sessão e mencionou algumas das respostas locais que estão a ser desenvolvidas, através de um trabalho social de proximidade e em rede, ao nível da promoção da segurança, bem-estar, dignidade e autonomia dos idosos do concelho. Segundo Aires Pereira, “a Póvoa de Varzim é um concelho que deve muito cultural e historicamente às gerações mais antigas, pelo que a autarquia continuará a trabalhar arduamente para que todas as pessoas, independentemente da sua idade, se sintam incluídas e bem aqui, nesta que será sempre a sua terra”. O conceito de “habitação para toda a vida” é encarado como um dos grandes desígnios estratégicos do Município, bem como a criação de soluções que, de forma intergeracional e participativa, proporcionem aos cidadãos usufruir de um envelhecimento ativo e de uma vida saudável.

Durante o evento foram ouvidas as considerações de Alexandre Kalache, do International Longevity Centre Brazil, de Rui Garcia, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, de Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal e ainda do nosso Provedor do Idoso, Justino Pereira, que foi apresentado publicamente e pela primeira vez à Rede Social e aos demais parceiros do Município.

Foram ainda apresentados publicamente os resultados da primeira avaliação do projeto “Póvoa de Varzim: Cidade Amiga das Pessoas Idosas”. A este respeito, houve a oportunidade única de assistir a alguns testemunhos de idosos residentes no concelho e de perceber os pontos positivos e aspetos a melhorar, em termos de acessibilidade e serviços, em cada freguesia. Num cômputo geral, a apreciação dos idosos entrevistados foi francamente positiva, tendo sido manifestada pela maioria dos inquiridos uma grande satisfação pelas atividades lúdicas e desportivas promovidas pelo Município da Póvoa de Varzim e pelos Centros Ocupacionais de Aver-o-Mar e da Lapa. A aposta autárquica na requalificação dos espaços públicos, jardins e acessos pedonais foi outro ponto ressaltado pelos idosos, na medida em que permitem melhores condições de acessibilidade a quem tem mobilidade reduzida em razão da idade.

A organização deste Seminário foi mais um passo tomado por parte da autarquia no sentido de afirmar a Póvoa de Varzim enquanto Município Amigo dos Idosos, caminho este assente numa estratégia pensada em conjunto com as universidade e traçado com base em estudos abrangentes sobre as especificidades da nossa realidade local. A articulação entre os serviços públicos e os idosos no concelho da Póvoa de Varzim encontra-se, após anos de preparação e trabalho consistente neste âmbito, em plena conformidade com os pilares definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS): saúde, segurança, proteção, direito a participar e conhecimento. Para a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, “a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem implementado a cultura do cuidado quando se trata de abordar esta temática; ou seja, para além de nos focarmos na resolução das problemáticas em relação aos idosos, dedicamo-nos muito a antecipá-las”.

O futuro é transversal a todos nós. O futuro prepara-se. Uma cidade que é dos idosos é de todos!