Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, precisamos de “apoiar os empresários poveiros e pequenos produtores locais a ganharem mais visibilidade no mercado”. “Mas precisamos também de criar condições para re-industrializar com valor e para que grandes empresas escolham a Póvoa de Varzim para se instalarem, como já se verifica atualmente no Parque Industrial de Laúndos”, adiantou Aires Pereira.

No fundo, são várias as razões para que tal aconteça:

– a política fiscal favorável praticada pelo Município, desde logo pelo IMI no valor mais baixo permitido por lei e não cobrança de derrama sobre IRC, por exemplo;

– a facilidade com que os empresários articulam com a autarquia em termos de logística urbana para apoio a serviços e, fundamentalmente, de espírito colaborativo e facilitador da maximização de centros de I&D e clusters industriais com valor acrescentado sob o ponto de vista tecnológico e produtivo no concelho;

– a nossa localização geográfica privilegiada e investimento contínuo por parte da Câmara Municipal na melhoria da mobilidade, através da ampliação de vias e requalificação de acessos.

Esta foi a principal razão para que o Município da Póvoa de Varzim decidisse investir 385.846,96 € (mais IVA) na abertura de uma nova artéria e requalificação de um arruamento adjacente, responsável pelo seu prolongamento e ligação direta à Zona Industrial de Amorim. Esta empreitada melhorará consideravelmente os acessos entre a Zona Industrial de Amorim e alguns dos principais eixos rodoviários de distribuição, designadamente A28 e EN205. A obra, que começou esta semana e terá a duração prevista de seis meses, prevê a substituição do pavimento rodoviário degradado do arruamento existente, bem como a infraestruturação de toda a área de intervenção, ao nível das redes hidráulicas, elétricas e de iluminação pública e demais trabalhos de construção civil inerentes. “Acredito que, assim que esta obra ficar pronta, a Zona Industrial de Amorim terá ainda mais condições para se afirmar enquanto polo gerador de investimento, postos de trabalho e atividade”, declarou Aires Pereira.