O momento contou com a participação da Vereadora do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva, e do vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Manuel Albano.

Andrea Silva sublinhou o caráter de urgência na informação e sensibilização da sociedade, em especial junto dos jovens, sobre o que caracteriza uma relação saudável e quais são os comportamentos de risco. Esta consciencialização ajuda a romper o ciclo de violência, promovendo valores como respeito, empatia, comunicação aberta e igualdade. 

O Município da Póvoa de Varzim lançou o projeto da Campanha de Prevenção da Violência no Namoro em 2023, em conjunto com os jovens alunos das escolas secundárias Eça de Queirós e de Rocha Peixoto. O trabalho nas escolas convida os alunos a dramatizar uma história de violência no namoro, incentivando a discussão por todos do tema. A partir deste momento, os jovens estão munidos de informação e motivados para criarem trabalhos alusivos ao tema.

Os trabalhos produzidos no decorrer desta iniciativa são avaliados e o trabalho vencedor é escolhido como imagem do projeto no ano letivo seguinte, tendo, nesta edição, sido entregues 29 trabalhos alusivo ao tema.

A Campanha de Prevenção da Violência no Namoro envolve escolas, famílias, organizações juvenis e meios de comunicação social, fortalecendo redes de apoio e criando um ambiente em que os jovens se sentem mais seguros para falar, procurar ajuda e denunciar situações abusivas.

Recorde-se que a violência no namoro é frequentemente um fenómeno subtil que passa despercebido e subnotificado, mas que acarreta graves consequências físicas, emocionais e sociais para as vítimas. Para além disso, a normalização de comportamentos de ciúme e possessividade, frequentemente romantizados na cultura popular, pode dificultar que as vítimas ou o seu círculo social reconheçam sinais de abuso e procurem ajuda.