Na reunião, em que esteve também presente a Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, fez-se o balanço de um ano de projeto. A este respeito importa frisar que o Município da Póvoa de Varzim já cumpre quase todas as medidas previstas no “Integrar Valoriza”, à exceção do Plano Municipal de Integração de Migrantes, cuja conclusão se encontra a aguardar candidatura a financiamento, e o Plano Estratégico Municipal Cultura-Educação (PEMCE).

Ao longo dos últimos anos, o Município da Póvoa de Varzim tem implementado várias medidas e projetos para promover a multiculturalidade e a integração social, que ajudam na concretização deste projeto, é o caso do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), da Estratégia Local de Habitação (ELH), da oferta de Cursos de Português como Língua de Acolhimento, da adesão de escolas à Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI), de projetos como o EduK’ARTE e o Centro Qualifica, e ainda, da integração de associações locais representativas da população migrante na Rede Social do Município.

O Projeto-piloto “Integrar Valoriza” foi aprovado pela Resolução do Concelho de Ministros n.º 91/2021, de 9 de julho de 2021 com o objetivo de ser uma rede de municípios com vista à implementação de medidas de política pública nacional descentralizadas, através de uma intervenção articulada e integrada entre entidades públicas e privadas com responsabilidade na área do acolhimento e da integração de pessoas imigrantes.