O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve presente no evento, que decorreu no Diana-Bar, juntamente com o Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, o Vice-Presidente Nacional do Instituto Emprego e Formação Nacional, António Leite, a Diretora Adjunta Centro Distrital do Instituto de Segurança Social, Rosário Loureiro, e a Presidente da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim, Luísa Tavares Moreira. Marcaram presença também vários empresários do concelho e representantes de associações locais, uma vez que esta iniciativa visa facilitar a ligação entre entidades empregadoras e potenciais candidatos.

Aires Pereira explicou que, para além da componente social, o projeto conta também com uma vertente de sustentabilidade ambiental muito importante, na medida em que “através do Clube dos Reparadores irá formar a comunidade para a prevenção de resíduos e dotá-la de capacidade para executar recuperações de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, numa altura em que os números são cada vez mais assustadores: a sociedade produz mais de 50 milhões de toneladas de REEE por ano e, a uma escala nacional, apenas 30% da população portuguesa reaproveita este tipo de resíduos”. A propósito desta cooperação, o Presidente da Câmara, que é simultaneamente também Presidente do Conselho de Administração da Lipor, ressaltou que a recuperação de REEE vem criar um novo nicho de oportunidades de formação para pessoas interessadas que possam até vir a criar o seu próprio negócio ou microempresa.

Luísa Tavares Moreira declarou a aposta na formação e na criação de sinergias com empresas, agradecendo a contribuição por parte da Câmara Municipal para a abrangência e sucesso do projeto desde o primeiro momento. Francisco George reconheceu que o Município da Póvoa de Varzim é um “belo exemplo e uma garantia de que é possível trabalhar em rede, com propostas inovadoras de resposta social”.