Trata-se de uma caminhada pelas Lagoas de Bertiandos, em Ponte de Lima, no próximo dia 23 de março (sábado). A saída do grupo está marcada para as 14h00 e o seu regresso para as 20h00.

No que respeita à fauna, pese embora a Área Protegida tenha uma dimensão bastante reduzida, apresenta uma diversidade de espécies de vertebrados que se considera como sendo elevada. Foram inventariadas, até ao momento, 9 espécies de peixes dulciaquícolas ou migradores, 13 espécies de anfíbios, 11 espécies de répteis, 41 espécies de mamíferos e 144 espécies de aves.

Quanto à flora, foram já contabilizadas 508 espécies vegetais, tendo sido identificada a presença de alguns endemismos ibéricos, espécies raras e espécies ameaçadas. Este conjunto de fatores, e uma vez que se trata de uma área de pequena dimensão geográfica, confere um grande valor florístico a este local.

A participação é gratuita mas carece de inscrição até dia 20 de março. Podem ser efetuadas presencialmente na Casa da Juventude ou aqui. Para mais informações deve contactar a organização através do número de telefone 252 619230 ou do endereço eletrónico casajuventude@cm-pvarzim.pt