Este prémio é o reconhecimento justo do trabalho do Município da Póvoa de Varzim na valorização, promoção e divulgação desta peça icónica do nosso património imaterial local e no respeito pela tradições locais e património cultural do concelho.

Para 2023, no distrito do Porto, são 16 marcas e 5 ícones regionais os vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Na Póvoa de Varzim, além de vencer o prémio ícone atribuído à Camisola Poveira, também foram distinguidas duas marcas: Residência Sénior Casa Maior e Gese Mediação de Seguros.

Esta distinção é reflexo da estratégia de dinamização empresarial para o concelho implementada pelo Município da Póvoa de Varzim com vista a impulsionar a inovação empresarial, captar investimento e fixar talento.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional; bem como premeia marcas portuguesas a nível regional.

Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada região, o que consideram Cinco Estrelas a vários níveis. Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas, tendo contado no total com a participação de 436 000 consumidores portugueses e tendo sido avaliadas 939 marcas.