Este fim-de-semana, dias 23 e 24 de setembro, realiza-se a Festa do Outono de Serralves, com uma programação diversificada que convida a vivenciar e experienciar a zona mais rural da Quinta de Serralves.
O Município da Póvoa de Varzim irá participar nesta Festa com duas atividades: Oficina de camisolas poveiras, com orientação de Deolinda Carneiro, Carmen Flores e José Flores, seguida de leituras de excertos do livro As Penélopes.
Assim, entre as 10h30 e as 12h30 e das 14h30 às 16h30 de hoje e de amanhã, vão realizar-se gratuitamente oficinas da nossa camisola poveira produzida de forma artesanal, sendo o primeiro produto do concelho da Póvoa de Varzim certificado e com Indicação Geográfica Protegida. Esta oficina visa a demonstração prática de como confecionar esta peça de património cultural, pelas artesãs do Grupo de Amigos do Museu, e a apresentação teórica da história e evolução da Camisola, conduzida pela Diretora do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, Deolinda Carneiro.
No seguimento destas oficinas, às 12h30 e às 16h30, haverá sessões de leitura de excertos do livro As Penélopes. O projeto artístico As Penélopes nasce de uma parceria entre o Município da Póvoa de Varzim e o Bairros dos Livros, no âmbito da 22ª edição do Correntes d’Escritas. Recuperando as tradições da comunidade piscatória da região, colocando a literatura e a arte de tricotar e do bordado em diálogo, o projeto assentou na edição de um livro, que reúne textos literários originais de um conjunto de doze autoras desafiadas a escrever a partir da figura de Penélope e do património da comunidade piscatória da Póvoa de Varzim.
Através da arte e atividades educativas, pretende-se conjugar tradição e contemporaneidade, sensibilizando o público para uma cultura ambientalmente responsável, para a ética da conservação e recuperação de vários saberes e fazeres. Consulte o programa completo da Festa do Outono aqui.