A história The Penelopes & Camisola Poveira foi selecionada como uma das melhores 20 “Histórias do Património Europeu” de 2022, na sequência de uma candidatura efetuada pelo Município da Póvoa de Varzim. Com esta distinção, a Câmara Municipal obtém um importante reconhecimento internacional da valorização patrimonial da Camisola Poveira e do trabalho que tem feito para honrar as nossas tradições locais e dignificar o nosso património cultural.
The Penelopes & Camisola Poveira reproduz o texto de Minês Castanheira integrado no livro As Penélopes e associado à instalação de uma peça artística e de artesanato que recria 12 Camisolas Poveiras, que coloca em diálogo a tradicional Camisola Poveira e suas artesãs com a escrita de autoras, escritoras e poetas contemporâneas.
Lançado em 2018, o Concurso de Histórias do Património Europeu é promovido pelo Conselho da Europa e pela União Europeia. Esta iniciativa dirige-se às comunidades locais empenhadas em partilhar experiências de preservação e de promoção do património cultural tangível e intangível, tendo que cumprir diversos critérios, nomeadamente o de contribuir, de forma clara, para a dimensão europeia da cultura. Esta iniciativa está interligada com as Jornadas Europeias do Património, das quais o Município da Póvoa de Varzim tem sido parceiro, e cuja edição deste ano será dedicada à Camisola Poveira.