Recorrendo à proximidade como fator de acesso ao público-alvo, a Lipor pretende levar a prática da compostagem para os lares dos cidadãos. Para tal, esta campanha surgiu com o objetivo de motivar os cidadãos dos seus oito municípios associados  (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) a aderirem ao Terra à Terra – projeto de Compostagem Caseira, que visa promover a redução dos resíduos orgânicos ao nível das habitações, prédios e instituições da área de intervenção da Lipor.

Recorde-se que a 1ª fase desta campanha teve lugar em setembro e outubro de 2016. Seguir-se-á uma terceira fase, a realizar-se em meados de setembro/outubro deste ano.

Para mais informações pode consultar o portal da Lipor.

A compostagem é um processo biológico em que os micro-organismos transformam a matéria orgânica como folhas, papel e restos de comida e jardim, num material semelhante ao solo, a que chamam composto. Este atua como adubo orgânico, melhora a estrutura do solo e a resistência das plantas, tendo uma ação positiva na qualidade dos vegetais (alimentar, ambiental e saúde).