Deste modo, todos os profissionais envolvidos no abate e descarte de resíduos em estabelecimentos pecuários (aves, suínos e bovinos), os trabalhadores permanentes em produção pecuária (aves, suínos e bovinos) e outros criadores que lidam com animais domésticos terão acesso a vacinação gratuita, mediante contacto com a sua Unidade de Saúde até 30 de Abril de 2025.

Este facto deve-se à natureza do tipo de trabalho diário, que coloca estes profissionais em contacto próximo com animais, aumentando o risco de exposição a vírus da gripe. Com esta medida, a Autoridade de Saúde visa proteger a saúde e o bem-estar das pessoas empregadas nesta área e a respetiva continuidade da sua atividade profissional.

A vacinação reduz significativamente o risco de contrair a gripe e as suas complicações, protege as famílias e a comunidade, diminui a transmissão do vírus para outras pessoas, evita faltas ao trabalho por doença, garantindo a produtividade e previne o risco de transmissão de vírus entre animais e humanos.