Com a campanha “Separar para Valorizar”, a Câmara Municipal aproveitou para levar a sensibilização ambiental até às praias da cidade, onde, através de jogos e brincadeiras, tentou alertar os veraneantes para a necessidade de separar o lixo, manter o areal limpo e não deitar pontas de cigarro para a areia.

Porque nas praias da Póvoa existem ecopontos, é fácil separar o lixo. Quanto às pontas de cigarro, que representam um sério problema ambiental, uma vez que levam anos a decompor-se, podem também ser colocadas nos cinzeiros existentes nas zonas balneares concessionadas.
Com jogos como “atira às latas”, “pergunta e resposta”, “limpeza do areal” e “jogo da separação”, técnicos da autarquia convidaram à participação dos veraneantes em momentos divertidos, que procuraram alertar para a necessidade de colaborar na reciclagem de resíduos, mesmo na praia
A campanha “Separar para Valorizar” decorreu de 24 a 28 de Julho e contou, todos os dias, com uma média de participação de 80 pessoas, sobretudo crianças. Esta foi uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da lipor, com o apoio do Instituto Português  da Juventude, através do programa OTL.