A final nacional,
que decorreu em Cascais, contou com a participação dos melhores classificados
de cada ano de escolaridade (do 1º ao 9º ano) a nível nacional, num total de 36
concorrentes, escolhidos entre 90 mil estudantes inscritos.

Marcelo Azevedo,
professor do pequeno Campeão Nacional, conta que Pedro Balazeiro cedo mostrou
ser um aluno com capacidades de cálculo “acima da média”. Explicou que a
preparação do aluno para o III Campeonato SuperTmatik passou por treinar o jogo na escola, juntamente com
os colegas que, como ele, participaram nas eliminatórias da competição. O seu
segredo, para além da rapidez de raciocínio, é a sua curiosidade, intuição e
forte apetência para a matemática.

Este é um campeonato
organizado pela Eudactica já com três anos. A convite da organização, as Escolas
Básicas nº 1 Nova
e de Refojos do Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar participaram no concurso.
Começou então a primeira fase, com o campeonato inter-turmas, que se desenvolve
dentro de cada escola, para eleger o melhor de cada turma. Posto isto, foi a
vez de eleger o melhor jogador de cada ano de escolaridade a nível do
Agrupamento. Foi este lote final de quatro alunos, em que se encontrava Pedro
Balzeiro, que disputou a final on-line, “contra” o computador, para que fossem
eleitos, a nível nacional, os quatro melhor tempos para cada ano de
escolaridade, tendo Pedro Balazeiro alcançado o 4º lugar do 1º ano. O
Agrupamento registou ainda o 7º melhor tempo por um aluno do 4º ano e o 8º por
um aluno do 3º ano. Assim se chegaram aos 36 jogadores finalistas, que se reuniram
no Centro Cultural de Cascais a 8 de Junho para disputar as meias-finais e
finais do Campeonato. E aqui começa a ascensão à vitória de Pedro Balazeiro,
que na meia-final venceu o seu adversário por 3-0 e, na final, por 3-2,
levando, para casa, o Troféu Estrela de Cristal, entregue pelo Presidente da
Sociedade Portuguesa de Matemática, Nuno Crato.   

O jogo SuperTmatik é um projecto relacionado com a
educação matemática, destinado a alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino
Básico, que alia a estimulação mental e o divertimento, estratégias fundamentais
que podem contribuir para motivar os alunos e melhorar os resultados na
disciplina de Matemática.

Para Pedro Balazeiro, este feito pode ser a antevisão de uma carreira
brilhante ligada aos números mas, acima de tudo, uma bela forma de assinalar o
fim do seu primeiro, mas promissor, ano de escolaridade.