Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, revelou a importância da realização deste evento durante o mês de novembro, época baixa no turismo da cidade: “estarão presentes 700 atletas, devidamente acompanhados por técnicos, dirigentes e respetivos familiares. Por isso, perto de 1200 pessoas permanecerão na Póvoa de Varzim durante praticamente uma semana. Esta é mais uma forma de dinamizar a economia da cidade, para que esta não exista apenas nos três meses de Verão”. Continuar a apostar em competições de alto nível continuará, assim, a ser um dos objetivos de Aires Pereira: “animar o comércio, a hotelaria e a restauração e divulgar o concelho é a principal finalidade do nosso apoio à realização de competições desportivas. Por todos estes motivos, é minha intenção que a Póvoa de Varzim acolha, pelo menos uma vez por mês, competições desportivas de grande qualidade, como será este Campeonato Europeu de Karaté”.

O Campeonato European Shotokan Karaté Association (ESKA) é uma das competições com mais prestígio de todo o continente, caracterizado por organizações de grande nível, pela excelente qualidade dos competidores envolvidos e pela sua dificuldade e exigência técnica. A honra da sua organização coube ao Centro de Karaté Aguçadourense (CKA), um clube criado em 2010. Vítor Poças, treinador do CKA e membro da Comissão Organizadora do ESKA, partilhou o sentimento de “grande alegria” por poder trazer à Póvoa de Varzim uma competição europeia. O mestre explicou que “o patrocínio e cooperação da Câmara Municipal, uma parceira essencial, através da cedência do moderno Pavilhão Municipal, elevam a fasquia que este evento impõe”.

Vitalie Certan, atleta internacional, pediu para que o público enchesse as bancadas: “o nosso doping é o apoio das pessoas, é estarmos prestes a entrar no tatami e ver as bandeiras portuguesas nas bancadas e ouvir os nossos nomes”. Para que o público possa apoiar os atletas portugueses e poveiros, entre os quais Vitalie Certan, a entrada no Pavilhão Municipal será gratuita.

cartaz_ESKA'13

Nesta competição vão estar em prova três escalões etários: cadetes (16 e 17 anos), juniores (18 aos 20) e seniores (a partir dos 21), masculinos e femininos. Portugal é um dos 23 membros desta organização europeia, fundada em 1986, e conta com vários campeões e outros tantos lugares de pódio que muito honram a modalidade e enriquecem o património desportivo do país, com um vasto leque de praticantes de qualidade europeia. A organização espera, para este campeonato, uma participação de mais de 23 seleções, num total de cerca de 700 atletas, mais de 60 treinadores e cerca de 70 árbitros. Um dos principais objetivos passa por desenvolver esforços para que os visitantes dos vários países levem consigo uma boa lembrança desta região e de Portugal. Será também, certamente, ser uma boa experiência para todos os praticantes e público em geral, que nunca tiveram a possibilidade de assistir a uma competição internacional de Karaté deste nível.

Existem duas provas distintas nesta competição: kata e kumite.

O que é o Kata?

Kata consiste numa prova técnica, em que cada competidor tem que demonstrar toda a sua perícia e aptidão técnica, sendo avaliado pelos seguintes parâmetros: força, velocidade de execução, postura, atitude e boa forma. Esta prova é feita individualmente e por equipas. As provas de Kata equipa são executadas por três atletas, sendo que, além dos parâmetros atrás referidos, terão de ter em conta que esta prova obedece a uma sincronização entre todos os elementos da equipa, que quando bem executada, é uma verdadeira arte.

O que é o Kumite?

Kumite é uma prova de combate por Open, o que quer dizer que não existem escalões de peso, ou seja, um atleta de 60Kg pode competir com um de 100Kg. As provas são disputadas individualmente e em equipa, tanto em masculinos como em femininos. Nas provas femininas, as equipas são compostas por três atletas, enquanto nos masculinos as equipas são de cinco atletas. A prova mais importante do Campeonato Europeu é a de Kumite (equipas seniores masculinos), sendo sempre a final desta prova que encerra os campeonatos.