A competição irá decorrer até quarta-feira, dia 1 de novembro, e 22 países estão representados por mais de uma centena de atletas.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, esteve presente na Cerimónia de Abertura e revelou que tornar a Póvoa de Varzim num concelho cada vez mais inclusivo é uma das suas responsabilidades. E, para isso, o autarca espera que as pessoas com mobilidade reduzida contribuam com ideias e opiniões, uma vez que há sempre aspetos a melhorar e os cidadãos que lidam com as dificuldades no seu dia a dia são as indicadas para mostrar as barreiras que ainda existem na Póvoa de Varzim.

Aires Pereira afirmou, no entanto, que é um orgulho ver a Póvoa de Varzim reconhecida como a capital portuguesa do Boccia, apelidada pela própria PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto pelas suas “características geográficas e localização muito favoráveis, aliadas a um cuidado permanente com a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. Para além destes fatores, disponibiliza os recursos pertinentes e de qualidade, na promoção e implementação destas provas de âmbito internacional”.

Este Campeonato Europeu contará com os seguintes representantes portugueses: António Marques, João Pinto, Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Nélson Fernandes, Avelino Andrade, José Macedo, José Gonçalves, Carla Oliveira, Pedro da Clara e Manuel Cruz.