A Portugal Ventures, em parceria com o Turismo de Portugal e o NEST Centro de Inovação do Turismo, lançou uma nova edição da Call Turismo +Crescimento, que visa apoiar projetos que reforcem a competitividade do setor, melhorem a experiência turística e promovam a internacionalização da marca Portugal.

A análise das candidaturas submetidas será efetuada em dois cut-offs:

  • 1.º cut-off: 1 setembro a 27 outubro 2025;
  • 2.º cut-off: 28 outubro a 5 janeiro 2026.

Dotação:

  • 20 milhões euros, com financiamento mínimo 150 mil euros e até ao máximo de 2 milhões de euros por projeto/empresa.

Beneficiários: 

Tipologia de operações elegíveis:

  • operações de capitalização das empresas, tendo em vista o seu crescimento/expansão e melhoria da sua competitividade;
  • operações de concentração de empresas, com o fim de assegurar ganhos de escala, nomeadamente através de processos de agregação de funções de back-office (financeira, compras, gestão de recursos humanos) e/ou de criação de sinergias comerciais, ainda que com graus de autonomia de negócio relevantes;
  • operações de internacionalização que visem desenvolver a marca “Portugal” e que potenciem o reconhecimento das empresas/projetos portugueses noutros mercados.

Critérios de avaliação:

Na avaliação da empresa e da operação proposta, são avaliados diversos critérios, entre os quais a solidez da equipa de gestão e do modelo de negócio, a dimensão do mercado alvo, o grau de novidade dos projetos e o seu posicionamento face à concorrência, a maturidade do projeto e o contributo do mesmo no quadro de uma gestão ESG.

São privilegiados os projetos/empresas localizados nos territórios de baixa densidade.

Candidaturas até 5 janeiro 2026:

As candidaturas são efetuada através dos parceiros de investimento da Portugal Ventures ou através de submissão direta via correio eletrónico.

Para mais informações, registe-se na sessão de esclarecimento da Call Turismo +Crescimento, a decorrer no dia 23 de setembro de 2025. Consulte as demais condições de acesso junto da Portugal Ventures.