No sábado à tarde, várias associações do nosso concelho cantaram as Janeiras pelas ruas da Póvoa de Varzim, no âmbito de uma iniciativa promovida anualmente pela Câmara Municipal.
No final da romaria pelas artérias poveiras, todos se concentraram no Coreto da Praça do Almada, para a atuação dos grupos intervenientes, a saber: Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim; Associação Cultural e Recreativa da Matriz; Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém; Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”; Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”; Rancho Folclórico de Aver-o-Mar; Rancho Folclórico Casa do Povo de Aguçadoura; Rancho Folclórico de St.ª Eulália de Beiriz; Rancho Folclórico S. Pedro de Rates; Leões da Lapa Futebol Clube; Universidade Sénior – Rotary Clube da Póvoa de Varzim.
Em representação do Município, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Octávio Correia, fez questão de estar presente neste evento e agradeceu a participação das associações do concelho que mantêm viva esta tradição.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal pretende desejar um feliz ano de 2026 e, simultaneamente, conservar as tradições populares na cidade. Neste sentido, durante este mês, o Posto de Turismo dos Torreões acolhe a exposição “Cantar as Janeiras”, com fotografias e trajes “domingueiros” do século XIX usados, ainda hoje, para interpretar cânticos de religiosidade popular e festiva. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h30 e as 17h30.



