Esta sessão decorreu nas instalações do Mapadi e contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, do Presidente da Direção do Mapadi, António Ramalho e de cerca de 30 voluntários e 10 monitores do projeto.

Esta ação de capacitação teve como objetivo habilitar os monitores e os voluntários que, durante a época balnear, vão estar nas praias do nosso concelho a dinamizar o projeto In-Póvoa.

A Vereadora enalteceu o papel dos voluntários na dinamização deste projeto, referindo que “este projeto começou em 2016 apenas com voluntários que se dedicaram, desde aí, de alma e coração a esta iniciativa”. Referiu ainda, que de ano para ano, o Município tenta sempre aperfeiçoar e melhorar a prática desta iniciativa, sendo o concelho da Póvoa de Varzim pioneiro na implementação deste projeto.

Esta sessão contou com um primeiro momento, no qual os monitores tiveram uma breve sessão de formação sobre as “Regras de Funcionamento e os Procedimentos ao abrigo da linha de financiamento do PRR”. Num segundo momento foi dinamizada a sessão de capacitação com todos os intervenientes, promovida em parceria com o Mapadi, uma das entidades parceiras desta iniciativa.

O In-Póvoa – Praia Acessível para Todos é um projeto local de inclusão e acessibilidades, promovido através da parceria entre o Instituto Maria Paz Varzim e o Município da Póvoa de Varzim. Conta ainda com o apoio de diversas entidades locais e assenta no Voluntariado, visando garantir a autonomia e igualdade de oportunidades a pessoas com mobilidade reduzida, para que possam usufruir das praias do concelho da Póvoa de Varzim.

Este projeto está integrado na operação Mar de Todos, que por sua vez é uma das operações do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.