O Auditório Municipal encheu-se para aplaudir os homenageados, que contaram com a presença de familiares, amigos e população em geral, neste reconhecimento público. Foram distinguidos: Maria da Conceição Nogueira, Padre António Pedro Amorim e Gérald Herault e Wilhelm Speckhardt que presidem, respetivamente, aos municípios de Montgeron e de Eschborn, cidades-irmãs da Póvoa de Varzim.

José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal nas duas últimas décadas, lembrou que, ao longo dos seus mandatos, fez “a pedagogia da cidadania, estimulando a participação e o empenho cívicos”, sendo distinguidas “55 pessoas, 38 singulares e 17 coletivas, o que dá bem a noção da riqueza e da diversidade dos contributos que deram”.

Quanto ao investimento realizado nestes 20 anos, o autarca enumerou: “quase 37 milhões de euros em equipamentos desportivos; 15,5 milhões de euros em equipamentos sociais e culturais; quase 61 milhões de euros em arranjos urbanísticos; 4,5 milhões de euros na reabilitação de edifícios escolares do 1º ciclo; 21 milhões de euros na ampliação e remodelação da rede de saneamento; 2 milhões em intervenções de melhoramento da rede de água; 17 milhões de euros em habitação social, na cidade e nas freguesias, ou seja, um montante superior a 158, 5 milhões de euros em infraestruturas. E a este valor acrescentem-se os apoios atribuídos à atividade desportiva e de tempos livres – quase 17 milhões de euros, à ação social – 9,2 milhões de euros; à atividade cultural – 9,5 milhões de euros, perfazendo (esses apoios) 36 milhões. E podia referir os 6,6 milhões que o município despendeu para regularizar situações diversas, herdadas dos executivos anteriores. Podemos dizer que esta nova cidade nos custou, a todos, muito caro. Mas valeu a pena, porque sentimos que somos “uma cidade para o futuro”.

No entanto, o autarca reconhece que o “capital humano é, de facto, o maior ativo” e assim surge a homenagem a Conceição Nogueira e Pe. Pedro Amorim que “devotadamente se dedicam à causa dos outros, numa doação tão ilimitada que da profissão ou do ministério fazem missão de vida”.

E sobre Conceição Nogueira, o edil afirmou que “nasceu para ensinar e formar homens”, referindo-se à sua missão de professora, e que “presta um serviço aos outros, dádiva” pelo trabalho diário que desempenha na coordenação do Boletim Cultural “Póvoa de Varzim”. “Por mérito próprio, integra, não só a galeria, restrita, dos grandes mestres, como também o naipe, ainda mais limitado, dos grandes divulgadores da cultura poveira”, referiu Macedo Vieira.

Também Maria do Carmo Caimoto, amiga de Conceição Nogueira, referiu tratar-se de “uma homenagem mais do que merecida”, realçando a “nobreza de caráter” da homenageada.

Para Conceição Nogueira, “tudo o que estou a receber não justifica o nada ou o pouco que fiz, tendo em vista o que gostaria de ter feito ou o que ainda poderei fazer”.

A professora aposentada revelou que considera “esta cerimónia uma homenagem ao professor em geral, essa figura tão ensobrada, objeto de tantas polémicas neste mundo labiríntico e conflituoso em que nos encontramos”. Com um certo orgulho, recordou o tempo passado na Escola Secundária Eça de Queirós, “o melhor da minha vida, cerca de três décadas”.

Enquanto Diretora do Boletim Cultural “Póvoa de Varzim”, assumiu que “esta nova caminhada, percorro-a tentando dar continuidade à tarefa iniciada por Fernando Barbosa”, evocando todos os anteriores diretores. “Entregamo-nos a essa caminhada com paixão porque estamos a servir a nossa terra, as suas gentes, a sua cultura”, revelou. Ainda sobre o Boletim Cultural “Póvoa de Varzim”, Conceição Nogueira realçou o empenho da autarquia, louvando o facto do nosso município, nestes tempos difíceis, nos garantir a continuidade da publicação do “Póvoa de Varzim” cujo último volume, o número 45, inteiramente dedicado à 1ª República da nossa terra, já está disponível na Biblioteca Municipal, restando poucos exemplares.

A homenageada dedicou a distinção aos seus pais, “de quem herdei o amor ao trabalho, o sentido do dever cumprido, o culto da honradez e da honestidade, princípios que nortearam a sua vida e que procuraram incutir aos seus filhos”.

Do Padre Pedro Amorim, o Presidente da Câmara, realçou “o espirito de missão com que enfrentou a sua nomeação como pároco em Terroso (e, posteriormente, em Navais), visando a realização do homem no seu todo – esse espirito determinou o dinamismo com que enfrentou o enorme desafio que tinha pela frente com igual sucesso. Liderou, com inteligência, a bem da comunidade, as várias frentes da sua luta”.

Falando um pouco do trabalho desenvolvido ao longo dos anos em Terroso e Navais, o Padre Pedro destacou o apoio que sempre teve da Câmara Municipal, “foram para mim os grandes amigos”.

E da vivência de geminação da Póvoa de Varzim com Montgeron há 27 anos e com Eschborn há 25, José Macedo Vieira referiu tratar-se de uma relação consolidada, sendo que “a relação pessoal entre os responsáveis políticos é algo que se sobrepõe à relação institucional, à filiação ideológica ou político–partidária, ou à convicção  religiosa. A relação entre amigos dos responsáveis políticos das cidades é, em boa verdade, uma relação cidadã – e, nessa medida, uma relação muito próxima. Assim é com os meus amigos Gérald Herault e Wilhelm Speckhardt, que presidem, respetivamente, aos municípios de Montgeron (desde Junho de 1995) e Eschborn (desde Fevereiro de 2002).

É por isso que hoje, na última vez em que presido à celebração do Dia da minha Cidade, quero testemunhar-vos, em meu nome e sobretudo em nome dos meus concidadãos, quanto sentimos, e agradecemos, essa vossa comum ligação à Póvoa de Varzim. Temos a maior honra em considerar-vos nossos concidadãos”, transmitiu José Macedo Vieira.

Gérald Herault confidenciou que “este momento de partilha é ainda mais emotivo, já que, esta será a última vez em que estarei na Póvoa, a representar oficialmente, a minha cidade – Montgeron.

Mas as bases da nossa amizade são sólidas. A amizade que liga os nossos municípios é antiga e, estou perfeitamente certo, tem futuro. Esta amizade cresceu ao longo dos anos, cimentada por homens e por mulheres apaixonados, que souberam fazê-la crescer, constatou o Presidente de Montgeron.

Para Gérald Herault, “uma geminação é também um ato político forte. Nós temos, cada um, a nossa própria identidade, a nossa própria, história, as nossas tradições, às quais estamos muito ligados. Mas temos, igualmente, um futuro comum no seio da União Europeia, que temos de preparar, construir, reforçar, em conjunto.

Ao desenvolvermos relações entre as nossas cidades, reforçamos esta vontade de nos implicarmos, no nosso quotidiano, na construção de um destino comum. Os laços que nos unem hoje serão amanhã o cimento da nossa coesão, apesar de todas as dificuldades”.

Wilhelm Speckhardt referiu que “a amizade entre as nossas cidades tem crescido da mesma forma que a nossa amizade pessoal. Desde o início que tivemos sempre um bom entendimento. E isso não tem só a ver com o facto de termos uma relação de trabalho e geminação, mas com a própria condição humana e pelo facto de gostarmos de política”.

O Presidente de Eschborn, “é através da nossa amizade, das nossas relações bem-sucedidas e da amizade entre as nossas cidades que a Europa viverá e se desenvolverá. A Europa é o nosso Futuro e devemos manter-nos mais unidos e ainda mais fortes, para em conjunto resolvermos os problemas atuais. Isto inclui a compreensão pelos diferentes problemas dos nossos países, para que aqueles que colocam a Europa em questão percebam o caminho que devem prosseguir.

Quando analisamos a situação mundial, vemos que, para enfrentar a concorrência dos outros continentes no futuro, a palavra de ordem é União, se quisermos ter uma hipótese. Se cada um de nós fizer a sua parte, estou certo que sairemos desta crise ainda mais fortes e mais orgulhosos na nossa Europa”.

A cerimónia comemorativa contou com a participação da Banda Musical da Póvoa de Varzim e da Capela Marta que brindaram a cidade com atuações musicais.

Veja as imagens que marcaram este dia, aqui.