A possibilidade de, por um dia, poderem vestir outra pele e divertirem-se ao som de música do Brasil, que exporta os seus sambas mas não o seu calor, é motivo de felicidade para os mais pequenos. E, por esse motivo, o Pelouro da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apoia esta organização (uma responsabilidade do Grande Colégio em parceria com a Associação de Pais e Amigos da EB1 Nova), um desfile que conta com a participação de mais de 1500 crianças de estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este ano o desfile irá decorrer no dia 1 de março, a partir das 10h00, e irá percorrer, depois da concentração de todos na Praça do Almada, a Rua da Junqueira, a Rua dos Cafés e o Largo do Passeio Alegre.

À noite a festa irá continuar, desta feita sob a responsabilidade da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Às 21h00, no Hotel Axis Vermar, vai ser realizada a Gala de Carnaval e a animação vai estar a cargo das Orquestras de Cordas e Iniciação Musical, dos Coros do 1º ao 5º grau, das Orquestras de Sopros, do Coro Juvenil Pr´p-Música e dos professores e funcionários da Escola de Música.

A celebração do Carnaval não se fica por aqui. No dia seguinte, a partir das 20h30, o Grupo Recreativo e Etnográfico As Tricanas Poveiras organiza uma festa na sua sede e a melhor fantasia será premiada. O artista poveiro Francisco Nova vai animar a noite. Os interessados em participar neste jantar e convívio devem reservar os seus lugares através do número 91 331 83 58.

Também através do desporto se pode comemorar o Carnaval. A Varzim Lazer convida a população a praticar exercício físico, de forma gratuita, no dia 4 de março, a partir das 9h00. Quer nas Piscinas, quer no Pavilhão, a equipa de profissionais da empresa municipal estará ao seu dispor para o orientar. Mas, atenção, leve um disfarce e vontade de se divertir.

Na segunda-feira de Carnaval a festa para os mais jovens (dos 8 aos 16 anos de idade) irá começar às 14h30, na Casa da Juventude. Música, concurso de fantasias e karaoke vão, com toda a certeza, divertir os foliões.

À noite, a partir das 21h00 e até à 1h00, a festa será para miúdos e graúdos. Os desfiles espontâneos são já uma tradição na cidade e para animar os carnavalescos a Câmara Municipal irá disponibilizar música (durante o horário acima referido) no Passeio Alegre e Avenida dos Banhos. Quer tenha já preparada a sua fantasia, quer tenha que improvisar, divirta-se e faça a festa acontecer.