Assim, quer tenha já preparada a sua fantasia, quer tenha que improvisar, divirta-se e faça o Carnaval acontecer. Os desfiles espontâneos são já uma tradição na cidade e para animar os carnavalescos, haverá música na marginal poveira.

Na manhã da passada sexta-feira, mais de mil crianças do concelho participaram no Desfile de Carnaval Infantil, que partiu da Praça do Almada em direção ao Largo do Passeio Alegre, percorrendo a Rua da Junqueira e enchendo de alegria as artérias por onde passavam. A iniciativa, desenvolvida numa parceria entre o Grande Colégio e o Município, contou com a participação dos seguintes estabelecimentos escolares:  Grande Colégio, Instituto Madre Matilde, Centro Social. Monsenhor Pires Quesado, Maria Paz Varzim, QI, Centro Social Bonitos de Amorim, Educar e Prevenir, Jardim de Infância Monsenhor Pires Quesado, Jardim de Infância Santo António, E.B./J.I. da Giesteira e E.B./J.I. do Século.

À tarde, foi a vez de mais de 400 idosos do concelho se reunirem no Pavilhão da Escola do Desterro para uma festa bem divertida, onde prevaleceu o convívio e a boa-disposição. Participaram na Festa de Carnaval dos Idosos os utentes de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Póvoa de Varzim com a valência da Terceira Idade, da Associação dos Reformados Poveiros, do MAPADI e dos Centros Ocupacionais (Aver-o-Mar, Balasar, Lapa e Laúndos).

O evento, que contou com a presença do Vereador Marco Barbosa, teve animação musical a cargo da banda Musivida e foram atribuídos prémios aos melhores disfarces sendo que o vencedor do Prémio da Melhor Máscara foi o Sr. António Isidro, utente do Centro Ocupacional de Laúndos, e o Centro Social e Paroquial de Terroso recebeu o Prémio Coletivo.

Entre as 19h00 e a meia-noite, o Vereador Marco Barbosa juntou-se aos mais jovens que participavam na Festa de Carnaval, na Casa da Juventude, evento com uma organização conjunta da Escola de Música e da Casa da Juventude. A animação foi assegurada por F&M Eventos (DJ Canossa e Coreógrafa Santos Mónica Francisco) e também houve prémios para o melhor disfarce individual e de grupo. Afonso Ribeiro e Tomás Gouveia foram os vencedores individuais e o prémio coletivo foi entregue às meninas Ana Miguel, Francisca Pereira e Constança Santos.