Em 2016 não será diferente e, no dia 8 de fevereiro, entre as 21h00 e a meia-noite, na Avenida dos Banhos e no Passeio Alegre, haverá música para que os mascarados possam divertir-se e mostrar ao público mais tímido as fantasias que prepararam este ano. A imaginação é o limite e, em todos os Carnavais, o público é surpreendido com máscaras e fantasias verdadeiramente extraordinárias e bem executadas.

O trânsito estará encerrado para maior comodidade e segurança dos festeiros. Entre o Alto de Martim Vaz e o Largo do Passeio Alegre (Avenida dos Banhos, portanto), das 20h30 às 1h00, não será possível a circulação. Desta forma, todos os que gostam do Carnaval e querem gozar a festa vão poder fazê-lo sem se preocuparem com os veículos na rodovia.

Entretanto, já esta quinta-feira, dia 4, mais de três centenas de pessoas das Instituições Particulares de Solidariedade do concelho da Póvoa de Varzim vão participar no Convívio de Carnaval promovido pela autarquia. O evento irá realizar-se na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, entre as 14h30 e as 17h00.

Vão participar neste Convívio de Carnaval, os utentes das seguintes Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Póvoa de Varzim: A Beneficente; Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates; Centro Social Bonitos de Amorim; Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar; Centro Social e Paroquial de Terroso; Centro Social e Paroquial de Aguçadoura; Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, MAPADI e Fundação Alexandrina de Balasar. Devidamente mascarados, os participantes serão desafiados a um pezinho de dança, sendo que haverá música alusiva à época. Em suma, uma tarde de convívio e muita animação, que estará a cargo do MAPADI.

Na sexta-feira, 5 de fevereiro, mais de mil crianças vão encher de cor e fantasia as ruas da cidade no já tradicional Desfile de Carnaval Infantil. Promovido pelo Grande Colégio e a Associação de Pais/Encarregados de Educação da EB1 Nova, em parceria com o Pelouro da Educação deste Município, que prestará todo o apoio logístico, este cortejo de Carnaval proporciona aos mais pequeninos, aos seus familiares e a toda a população uma manhã diferente e bem animada. O Cortejo de Carnaval Infantil terá a sua concentração, às 10h00, na Praça do Almada, seguindo depois pela Rua da Junqueira e Rua dos Cafés terminando no largo do Passeio Alegre.

Para além disso, há ainda diversos locais do concelho que vão festejar a efeméride no sábado, 6 de fevereiro.

Entre as 9h30 e as 11h30, o Mercado Municipal vai encher-se de alegria, música, cor e boa disposição. A animação vai estar a cargo de Liliana Nova, que vai realizar pinturas faciais aos mais novos e a modelagem de balões para distribuir pelas crianças.

A partir das 14h30, no Pavilhão Municipal, haverá uma Super Aula de Carnaval, com cariz solidário. Serão 90 minutos de muita dança e a entrada, no valor de 2 euros, reverterá totalmente a favor do Super T.

Em Balasar, no Salão Paroquial junto ao campo de futebol, haverá música e muita animação. A festa é para todas as idades, sendo que haverá Desfile de Máscaras com prémios para os melhores (adulto/ criança). As portas vão abrir-se às 21h00.

Também a partir das 21h00, no Pavilhão Multiusos de Aguçadoura, haverá muita diversão. Todos estão convidados a participar, sendo que as crianças até aos 10 anos não pagam e os restantes pagam €2.

As Tricanas Poveiras também vão festejar o Carnaval, nas instalações da sua sede, a partir das 20h30. A animação estará a cargo do artista poveiro António Nova.

Por todo o concelho, haverá Carnaval. Aproveite e divirta-se!