Numa cerimónia pública, que decorreu esta tarde no Diana Bar, onde se reuniram centenas de pessoas, muitas delas ligadas ao voluntariado ou a instituições locais de solidariedade social, falou-se dessa forma abnegada de contribuir para o bem-estar do próximo. Se, em Portugal, não há ainda uma tradição de voluntariado, como nos Estados Unidos, por exemplo, onde desde cedo as pessoas são estimuladas a contribuir com o seu tempo livre e o seu trabalho para a construção de uma sociedade mais participada, cidades há, como a Póvoa de Varzim, onde é notório o esforço feito no sentido de criar uma nova consciência, sobretudo junto dos mais jovens. A Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim reflecte esse esforço, já que, dos 118 inscritos, a maioria tem idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos.

Convidada a participar na iniciativa desta tarde, Maria Helena Koning, mestre em Ciências da Educação e docente universitária abriu a cerimónia falando de “Ser Voluntário Hoje”, uma pequena palestra em que abordou a sua própria experiência pessoal, incentivando a colaboração do público presente. Helena Koning sublinhou a importância do desenvolvimento de uma consciência pessoal, em que o indivíduo se questiona sobre o seu papel na comunidade e adquire uma perspectiva interventiva.

A Câmara Municipal disponibilizou, na sua página na Internet, um espaço inteiramente dedicado ao voluntariado e aos voluntários, espaço esse que foi também apresentado esta tarde e onde está disponível toda a informação sobre a legislação em vigor, actividades, os direitos e deveres dos voluntários e como integrar-se na bolsa concelhia. Para saber mais, basta entrar aqui

O Cartão do Voluntário foi outra das novidades apresentadas esta tarde. Este cartão, não só identifica o voluntário, como lhe garante algumas regalias como forma de compensação e reconhecimento, sob a forma de descontos em locais como a Varzim Lazer (descontos de 30 por cento no acesso), em sessões de cinema promovidas pelo Cineclube Octopus, de teatro, promovidas pelo município e em concertos do Festival Internacional de Música. A atribuição destes descontos aos portadores do Cartão de Voluntário foi formalizada com a assinatura de contratos de colaboração com a Varzim Lazer, a Associação Pró-Música e o Cineclube Octopus. Esta tarde, mais de duas dezenas de jovens assinaram também contratos de voluntariado com o Município, tendo recebido, na hora, os respectivos cartões que, a partir de hoje os identificam. Seis instituições locais formalizaram também o seu papel como prestadoras de serviço de voluntariado: A Beneficente, Cruz Vermelha, Santa Casa da Misericórdia, MAPADI, Instituto Maria da Paz Varzim e Liga dos Amigos do Hospital. 

voluntarios01           

 

A Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim saiu hoje reforçada com novos membros e instituições . A Bolsa começou a funcionar informalmente em Junho de 2004, tendo sido institucionalizada a sua existência, de acordo com o definido na Lei do Voluntariado, pela Câmara Municipal, em Junho de 2007.