Estas recomendações, publicadas em Despacho da Presidência, decorrem das reuniões realizadas com os presidentes das associações dos seis Bairros (Belém, Mariadeira, Matriz, Norte, Regufe e Sul), na passada segunda-feira, e do Conselho Municipal da Segurança, que integra as autoridades civis e sociais, ontem ao final da tarde.

Despacho da Presidência n.º34/GR/2020

Revelando uma “grande tristeza” na celebração das festas do concelho com este figurino especial, o Presidente da Câmara Municipal assumiu que este será o “S. Pedro do nosso descontentamento”, mas fez questão de sublinhar a forte necessidade de preservar e não comprometer a saúde do concelho da Póvoa de Varzim, numa altura em que “o vírus continua ativo e a progredir”.

O edil vincou a prudência como fundamental para o respeito do princípio comunicado aos poveiros no inicio da situação de pandemia em Portugal –  “O que importa são as pessoas, tudo o resto é secundário” – e não esqueceu a “postura exemplar” e o “admirável exemplo de civismo” dos poveiros, convicto que todos irão continuar a dar o seu melhor e contribuir para a manutenção dos “resultados tão positivos que temos vindo a alcançar”.

Deste modo, a Póvoa de Varzim, adota medidas de prevenção e saúde que vão ao encontro das diretrizes da Direção-Geral da Saúde, replicando o que foi aplicado nas festas de Sto. António, em Lisboa, e está a ser preparado para as festas de S. João, no Porto.

Assim, das 19h00 de 27 de junho às 10h00 de 29 de junho, determina-se:

• Encerramento efetivo, sem permanência de clientes no seu interior, de estabelecimentos de bebidas que não disponham de CAE que permita a confeção de refeições e de estabelecimentos de venda de bebidas para o exterior (cafetarias, pastelarias, padarias, lojas de conveniência, quiosques e outros estabelecimentos de atividade similar) a partir das 19:00h;
  • Encerramento efetivo das esplanadas dos estabelecimentos de restauração que disponham de CAE que permita a confeção de refeições, a partir das 23:00h;
  • Não realização, na via pública, de concertos, demonstrações de momentos musicais (designadamente, atuações de dj) ou de dança, e de espetáculos de pirotecnia ou fogo-de-artifício;
  • Não realização, na via pública, de festas, reuniões de amigos, jantares-convívio e celebrações semelhantes às dos arraiais;
  • Não colocação, na via pública, de sistemas de som, de mesas, cadeiras e equipamentos de exposição e confeção de alimentos, nomeadamente grelhadores, assadores e fogareiros;
  • Não realização de fogueiras e não colocação de tronos ou iluminação nos bairros;
  • Não realização da atividade de venda ambulante;
  • Reforço individual das medidas de contenção e higiene, designadamente através do uso preferencial de máscara na via pública, do cumprimento da etiqueta respiratória e do distanciamento físico.

Adicionalmente, e no sentido de evitar potenciais aglomerações de pessoas e, consequentemente, um maior risco de propagação da doença, determina-se:

• Não acesso e não permanência de pessoas nas praias de todo o concelho, das 20h00 de 27 de junho às 08h00 de 28 de junho e das 20h00 de 28 de junho às 08h00 de 29 de junho.

Por uma comunidade forte e saudável, seja um agente de saúde pública e siga todas as recomendações nos festejos do S. Pedro na Póvoa de Varzim.