No Domingo de Ramos, 2 de abril, às 9h30h, terá lugar uma Bênção de Ramos, na Capela no interior da Fortaleza N.ª Sr.ª da Conceição, seguida de procissão pela Rua 31 de Janeiro até à  Igreja da Lapa. Às 10h00 sai da Basílica do Sagrado Coração de Jesus a Procissão de Ramos rumo à Igreja da Misericórdia onde, pelas 10h30, é feita a Bênção de Ramos. Segue, depois, para a Igreja da Matriz, onde às 11h00 é celebrada Eucaristia Solene. Também na Igreja de São Tiago haverá Bênção de Ramos, às 11h15, seguida de procissão pela Rua da Junqueira até à Igreja de São José de Ribamar.

No dia 3 de abril, às 21h30, a Igreja de S. José de Ribamar será palco do Concerto de Páscoa do Carmeli Voces Ensemble e no dia 5, à mesma hora, a Igreja Matriz acolhe um Concerto de Páscoa do Coral Ensaio.

A 4 de abril, às 21h30, terá início uma Via Sacra de Rua desde a Praça do Almada até à Fortaleza de N.ª Sr.ª da Conceição.

Na Quinta-feira Santa, vai realizar-se a Celebração da Ceia do Senhor e Cerimónia do Lava-Pés nas três paróquias, em diferentes horários: 16h00, Lapa; 17h00, Matriz, e 18h00, S. José de Ribamar. À noite, terá lugar a tradicional Visita às Igrejas e Capelas da Cidade.

No dia 7 de abril, Sexta-feira Santa, promove-se a Celebração da Paixão do Senhor, com a Liturgia da Palavra e Adoração da Santa Cruz, nas três paróquias, nos seguintes horários: 15h00, Matriz; 16h00, Lapa, e às 17h00, S. José de Ribamar. Às 21h30, será celebrado o Sermão do Enterro, na Igreja Matriz, seguindo-se, pelas 22h00 a Procissão do Enterro do Senhor.

A 8 de abril, haverá Vigília Pascal, com celebração da Missa da Ressurreição, às 20h00, na Igreja da Lapa, às 21h30, na Igreja da Matriz e às 22h30, na Igreja de S. José de Ribamar.

O Domingo de Páscoa começa com Eucaristia Solene, às 9h30, na Igreja da Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição, às 10h45h. Pelas 14h30, tem início a Visita Pascal, que termina pelas 19h00, com Cortejo Festivo dos Compassos Pascais, da Praça do Almada à Igreja da Matriz, antecedido de visita ao Edifício dos Paços do Concelho. O dia finda com Eucaristia Solene às 19h30, na Igreja da Matriz.