O Clube Naval Povoense, a coletividade desportiva mais antiga do concelho da Póvoa de Varzim, comemora 120 anos de vida.
No âmbito desta efeméride, o clube organizou uma gala comemorativa que premiou os associados com 25 e 50 anos de filiação, celebrou as conquistas de antigos e atuais atletas que representaram o CNP e o concelho da Póvoa de Varzim ao mais alto nível nacional e internacional e agradeceu a personalidades e empresas que ajudaram a associação ao longo das últimas décadas, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, o Vice-Presidente, Luís Diamantino, e o antigo Presidente da Câmara José Macedo Vieira.
Igualmente agraciado pelos 25 anos de associado do clube, Aires Pereira destacou a importância de um clube cuja “história se confunde com a história da Póvoa de Varzim”, “que nos orgulha muito a todos e que ajuda a contar a nossa história de vida”. Para o Presidente da Câmara, o Clube Naval Povoense é, “sem sombra de dúvida, uma marca distintiva da nossa ligação ao mar” e um digno representante da Póvoa de Varzim e de Portugal, engrandecendo o concelho e o País além-fronteiras.
Aires Pereira lembrou o tão necessário trabalho realizado ainda como Vereador do Desporto, durante a presidência de José Macedo Vieira, que “ajudou a realizar aquele que era o sonho de todos que faziam parte do Clube Naval: construir a nova Marina e criar condições para que o clube voltasse a navegar”. Do nascimento dessa primeira Marina, encostada ao molhe sul, até à nova Marina Norte, inaugurada em 2021, a parceria entre a autarquia e o CNP têm contribuído para um reconhecimento internacional, que comprova os méritos e o trabalho realizado em prol da Póvoa de Varzim e dos poveiros.
A finalizar a sua intervenção, o Presidente da Câmara prestou homenagem ao clube, oferecendo ao seu Presidente, Paulo Neves, “aquele que é o nosso principal reconhecimento, a Fé em Deus, a nossa embarcação de referência, que o Clube Naval Povoense ajudou a construir e até hoje mantém nas suas instalações”.