O espetáculo, um original de Andreia Teixeira, reflete sobre um Portugal repleto de problemas sociais e económicos, nos anos 70 do século passado e que se agudizaram com a guerra colonial.

Durante a peça, começam a levantar-se vozes clandestinas contra o sistema, defendendo os direitos fundamentais e a democracia. A PIDE instala-se em cada esquina, em cada casa, observando os comportamentos, analisando os discursos e punindo quem não obedece à ordem vigente. Da realidade ao palco, a Liberdade vence no dia 25 de abril de 1974, após anos de opressão, celebrando a Revolução dos Cravos.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, marcou presença neste espetáculo e sublinhou a importância da participação de dezenas de jovens atores, em mais um momento que reforçou a vitalidade da educação e da cultura no concelho. Aos mais novos, juntaram-se em palco professores, funcionários, músicos e cantores para, todos juntos, promoverem um empolgante momento de final do ano letivo 2023/24.