Depois da I Mostra de Profissões – profissão por um dia, realizada nos Jardins da Avenida Júlio Graça, em Vila do Conde, na semana passada, o Cine-Teatro Garrett acolheu ontem o Seminário “Qualificação e Empregabilidade”.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente na sessão de abertura do evento e confessou a sua preocupação relativamente à desvalorização do ensino secundário e, mais precisamente, do ensino profissional. O autarca afirmou existir um desfasamento enorme entre o investimento efetuado na escola regular e no ensino profissional e que os cursos na Escola Secundária Rocha Peixoto têm funcionado graças à intervenção de empresários parceiros. Luís Diamantino partilhou com o público a situação da escola: a Direção ainda não sabe quando vai poder arrancar com a contratação de formadores dos cursos profissionais de hotelaria e turismo. Isto porque a direção ainda não recebeu a indicação de como pode pagar os honorários já vencidos uma vez que houve uma alteração da fonte de financiamento (do POCH – Programa Operacional do Capital Humano para o Orçamento de Estado). Obviamente, continuou o autarca, a contratação de formadores externos é essencial para os alunos. O Vice-Presidente do município mostrou a sua inquietação relativamente a esta questão e sublinhou a importância da aposta no ensino secundário profissional de qualidade.

O Delegado Regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), António Leite, esteve também presente nesta sessão de abertura e alertou para o acesso dificultado ao emprego às mulheres. Esta é uma das suas inúmeras preocupações e uma luta que pretende continuar a travar. Segundo o responsável do IEFP Norte o trabalho de proximidade com os municípios é essencial. São os municípios que passam os licenciamentos e que sabem, em primeira mão, que empresas se vão instalar nos seus concelhos.

O seminário teve continuidade com as mesas redondas “Qualificação ao longo da vida/ formação e conhecimento” e “Indústria 4.0 e mercado de trabalho”, das palestras “Desafios do futuro” e “Hard skills vs Soft Skills.

A celebração do 45º aniversário do Centro de Emprego continua amanhã, dia 27, no Diana Bar, onde serão entregues os diplomas do Centro Qualifica, um reconhecimento, dirigida a jovens e adultos, que concluíram através do Centro QUALIFICA da Póvoa de Varzim, em modalidades de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Escolar, de nível básico e secundário.

Finalmente, nos dias 28 de setembro e 1 de outubro, nas Escolas Secundárias D. Afonso Sanches, José Régio, Eça de Queirós e Rocha Peixoto vai acontecer o Roadshow Kit para o  EmpregoA iniciativa destina-se a estudantes do ensino secundário, de estabelecimentos de ensino públicos dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, dotando-os de um conjunto de ferramentas úteis para integração futura no Mercado de Emprego. As temáticas do programa incluem Entrevista de Emprego (*Teatro), Como fazer um bom CV (vídeo -Youtuber) e Marketing Pessoal e Empreendedorismo (ANJE/ESHT).