O Presidente da Câmara marcou presença no arranque deste processo de vacinação e manifestou total disponibilidade para apoiar as autoridades de saúde, de forma a fortalecer a linha da frente de resposta às necessidades locais e combate à pandemia.

Aires Pereira referiu que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim criou as condições logísticas necessárias, “através da disponibilização de pessoal auxiliar bem como toda a infraestrutura”, para que o Centro de Vacinação tivesse capacidade instalada para vacinar até 400 pessoas por dia.

A Diretora Executiva do ACeS, Judite Neves, revelou que as unidades do ACeS não tinham dimensão necessária para o efeito e que a “Câmara Municipal da Póvoa de Varzim disponibilizou este espaço que contempla vários postos de vacinação”.

Neste primeiro dia foram vacinadas 36 pessoas, amanhã serão 150, dependendo o número dos próximos dias do fluxo de vacinas que o Governo conseguir assegurar.

A vacinação é universal, gratuita e facultativa e irá decorrer de acordo com o Plano de Vacinação. Nesta primeira fase, prevê-se que sejam vacinados cerca de 13 mil utentes com mais de 80 anos e mais de 50 anos com as patologias específicas previstas no Plano. Os utentes serão convocados por SMS.