A Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, esteve presente no evento que segundo a organização, surgiu da necessidade de pensar a instituição hospitalar também como viveiro e repositório de outras ciências, práticas e pessoas que não sejam, ou não pertençam, à área da Medicina e da Enfermagem.

A autarca sublinhou que a saúde “é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou incapacidade. A resposta que se espera dos prestadores de cuidados de saúde é que olhem para o doente de forma integrada. E isto não pode ser respondido por um serviço desintegrado como o que temos, com hospitais para um lado, cuidados primários para outro, segurança social para um terceiro. A abordagem integrada que se impõe e a que o utente tem direito exige que os diferentes prestadores convirjam numa direção. Os poveiros ficam muito felizes quando constatam que as estruturas locais do Serviço Nacional de Saúde têm (e adotam), nesta matéria, a perspetiva certa: complementaridade dos saberes, cooperação das especialidades, integração e convergência das competências para a saúde e para o bem-estar dos utentes”.