O Centro Ocupacional da Lapa (COL) vai recordar a Tragédia Marítima de 1892, no dia 27 de fevereiro, a partir das 21h45, com um conjunto de iniciativas.
No areal da Praia dos Avós (junto ao edifício do ISN), terá lugar a recriação de um naufrágio doutros tempos, pelos Leões da Lapa, acompanhados pelos utentes do Centro Ocupacional da Lapa. No final deste momento, os presentes serão convidados pelo Grupo de Cantares do Centro Ocupacional da Lapa a entoarem canções pelo percurso até ao farol da Igreja da Lapa.
Durante este trajeto, a população está desafiada a trazer velas ou fachos/lanternas como lembrança dos momentos de aflição vividos em 27 de Fevereiro de 1892. Durante o percurso, a luz pública e a do Porto da Póvoa de Varzim/Marina estarão apagadas e os sinos da Igreja da Lapa tocarão a rebate.
A finalizar, o Coro Capela Marta, acompanhado pelo Grupo de Cantares do Centro Ocupacional da Lapa, irá interpretar um ou dois temas alusivos ao momento, acendendo-se, nesse instante, a luz pública e a do Porto da Póvoa de Varzim/Marina.
Com esta atividade, o COL assinala um marco trágico e doloroso da história da comunidade piscatória da Póvoa de Varzim, tendo por atores principais os nossos utentes, uma vez que o Centro Ocupacional da Lapa está localizado na zona sul da cidade.