No dia 27 de fevereiro, às 14h30, o Centro Ocupacional da Lapa vai promover uma iniciativa em Memória da Tragédia Marítima de 27 de fevereiro de 1892, na estação salva-vidas do ISN, no interior do Porto de Pesca.
A (In)segurança dos Pescadores Ontem e Hoje dá mote a este evento que contará com uma palestra do Professor de História Adriano Cerejeira sobre “Como era o Porto da Póvoa de Varzim em 1892” e a projeção do documentário “O Pescador Poveiro – Faina e Fé”, de Paulo Moreira. Além disso, haverá o testemunho de um pescador sobre “A Diferença de Ser Pescador Ontem e Hoje” e ainda do Capitão-de-Mar-e-Guerra, Jorge Manuel Lourenço Gorricha, Diretor Nacional do Instituto de Socorros a Náufragos, sobre “A evolução da Segurança dos Pescadores no Mar”.
Após esta sessão, haverá uma saída ao mar (interior do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim) no Salva-Vidas Patrão Cego do Maio de um pequeno grupo de utentes mais velhos para depositarem um ramos de flores em memória das vítimas da tragédia.
Com esta atividade pretende-se assinalar a data com os utentes, uma vez que o Centro Ocupacional da Lapa está localizado na zona sul da cidade e por isso tem o seu público preferencial nos idosos provenientes da comunidade piscatória. Procura-se contribuir simultaneamente para que tenham um papel ativo no momento de relembrar uma data tão importante para esta comunidade piscatória com o reforço da sua autoestima e valorização, levando-os também a revisitar as suas memórias.




