Os Chefs dos Restaurantes Villa Mendo, na freguesia da Estela, e do Restaurante Momo, na cidade da Póvoa de Varzim, aceitaram o desafio de terminar com chave d’ouro os dois primeiros dias intensivos de Congresso, com a preparação cuidada de menus de degustação baseados em produtos locais, mas reinventados com um toque de sofisticação.

Por isso, e a partir das 18h30 de 27 de outubro, convidamo-lo a experimentar a cozinha de autor do Chef Rui Santos, que promete uma “cozinha simples, realçada pela sua mestria e pela qualidade dos produtos da nossa Póvoa”, com: Sardinha “A Poveira” em broa de avintes, redução de porto e pimentos assados; Gaspacho de Coração de Boi, pimentos doces e croutons; Queijo fresco “Qt da Borgonha” e compota de tomate; Trouxa de Penca com Pescada à poveira; Almofada de polvo da nossa costa, grelos e chouriço; Cheesecake com castanhas e compota de abóbora; e, por fim, Rabanada Poveira.

Já no dia 28 de outubro, a partir das 19h30, está convidado a se deixar arrebatar pelo estilo inovador do conceituado Chef Artur Pinho, que já trabalhou em estabelecimentos de renome como é o caso do UMAI, Romando e Yakuza. O menu pretende “aproximar a cozinha asiática aos poveiros, através de uma interpretação particular: Asian Twist” e será composto por: Ceviche de Tomate Coração de Boi; Gyoza de Couve Penca e Pescada; Conserva em escabeche de cebola; Takoyaki – “bolinha” de polvo; Baterazushi – sushi “prensado” de sardinha; Pescada no miso; e, para terminar com tradição, “Mini” rabanada poveira em gelado de especiarias.

Os menus de degustação serão harmonizados com uma prova de vinhos que, no dia 27 de outubro, fica à responsabilidade da Grainha & Co. Garrafeira Wine Bar e, no dia 28 de outubro, fica a cargo da Garrafeira D. Figueiredo que se fará acompanhar pelo produtor Quinta do Pôpa.

Conheça aqui todo o programa e faça a sua inscrição prévia aqui.