Despertar os alunos para as estratégias do mercado para conduzir os consumidores ao ato da compra, bem como para os perigos do sobre-endividamento, foram os principais propósitos desta ação do CIAC, levada a cabo pela Drª Isabel Pereira.

A técnica do Centro Autárquico alertou os alunos para o facto de vivermos cada vez mais numa sociedade de consumo, onde somos diariamente “formatados” para a necessidade de comprar, sendo que as grandes indústrias utilizam peritos em estratégias de marketing e publicidade, no sentido de atuar no nosso subconsciente e, assim, condicionar as nossas compras.

Os estudantes ficaram com a noção de que é necessário tornarmo-nos consumidores mais atentos e mais racionais na hora da compra. Os consumidores devem conseguir separar o que são estratégias de marketing e o que é publicidade e, em simultâneo, aprender a avaliar os produtos e a comprar apenas aqueles que melhor se adequam às nossas necessidades.

Importa distinguir entre os conceitos de consumismo e consumerismo. Enquanto a noção tradicional de consumismo apenas diz respeito àquele que adquire bens ou serviços a um profissional, para uso pessoal ou familiar, o consumerismo contempla consumidores com uma atitude mais racional que visa o consumo sustentável, mais responsável, enquanto existe uma preocupação com a preservação do meio ambiente. É um conceito que prevê a tendência dos consumidores para se reunirem em movimentos de autodefesa dos seus interesses.

O consumismo foi apontado como uma das causas do sobre-endividamento, a par do acesso a diversos créditos, a má gestão do orçamento familiar ou imponderáveis da vida que originam rendimentos insuficientes para os compromissos assumidos. E como medidas de prevenção deste problema, Isabel Pereira apontou um comportamento no âmbito do consumerismo, a par da poupança e realização de um orçamento familiar rigoroso, que inclui o cálculo da taxa de esforço.

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) é um serviço gratuito que o município disponibiliza aos consumidores para prestar informações, receber, acompanhar e encaminhar reclamações, mediar conflitos e promover ações de informação e sensibilização em matéria de consumo junto das escolas, associações ou outros grupos sociais da sua área.

Para qualquer esclarecimento, poderá contactar o CIAC, sediado no edifício da Câmara Municipal, através do telefone 252 090 194 e do e-mail:ciac@cm-pvarzim.pt.