O primeiro ciclo de sessões decorreu entre 2 e 13 de Novembro para várias turmas do 7º ano. Estes aprenderam sobre os “Direitos e Deveres dos Consumidores”, um tema que serve de base para as acções de sensibilização que se seguem. E são elas “Vendas à Distância e ao Domicílio”, que decorrerá entre 18 e 22 de Janeiro do próximo ano, e “Práticas Comercias Desleais”, acção que decorrerá no 3º período escolar, entre 12 e 16 de Abril.

Esta parceria entre CIAC e EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves começou já no ano escolar 2008/2009, sempre dirigidas a alunos do 7º ano. Para complementar essa sensibilização, o CIAC vai também organizar uma acção para os alunos que estão agora no 8º ano, aprofundando os conceitos relativos às “Práticas Comerciais Desleais”, entre 23 e 27 de Novembro.

Estas acções de sensibilização inserem-se no âmbito das competências do CIAC, que, para além de funcionar como um serviço informativo e de aconselhamento na área do consumo, desenvolve também iniciativas de proximidade como o desenvolvimento de acções informativas. Por isso, disponibiliza-se junto das escolas, associações e outros grupos sociais, para desenvolver acções de sensibilização sobre Direitos e Deveres dos Consumidores. Para tal basta contactar o serviço através do telefone  252 090 194, ou email ciac@cm-pvarzim.pt

Nas instalações do CIAC, no edifício dos Paços do Concelho, os consumidores têm acesso a uma série de serviços gratuitos, tais como a obtenção de informações e esclarecimentos, sendo que o CIAC faz a recepção, acompanhamento e encaminhamento das reclamações e a mediação de conflitos de consumo.