Esta é uma competição organizada pela Associação de Ciclismo do Porto e que conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

As partidas vão acontecendo espaçadamente, consoante as idades dos participantes, e o percurso será de um pouco mais de três quilómetros.

O Ciclocross nasceu na Europa no início do século XX. Os ciclistas de estrada procuravam manter a forma física nos meses de inverno e, para isso, percorriam campos agrícolas. As provas disputam-se entre lama, pedras, asfalto, relva, areia e cascalho mas também se podem encontrar outros obstáculos, como por exemplo, escadas ou declives nos quais os concorrentes são obrigados a desmontar da bicicleta e transportá-la de modo a ultrapassar esses obstáculos.

A grande nação do Ciclocross é a Bélgica onde a modalidade é acompanhada com uma paixão desmesurada.